terça-feira, 13 de abril de 2010

APRENDENDO SOBRE MEU CORPO MATERNAL I



Dados da aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula.


As crianças poderão :

  • Combinar os vários movimentos durante a música da Xuxa.
  • Desenvolver harmonia e equilíbrio do corpo em movimento.
  • Observar as diversas partes do corpo.
  • Comparar as diferenças do corpo fem e masc.

Duração das atividades


Três aulas com duração de 45 mim.



Estratégias e recursos da aula.



Objetivos da aula:
  • Desenvolver conceitos de maior menor e igual.
  • Conhecer as partes do corpo.
  • Desenvolver os movimentos do corpo.

  • Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.


  • Comunicar, através do movimento, emoções e estado afetivo.




Atividade 1 Figuras do corpo masculino e feminino







Momento: o professor coloca na sala de aula a figura masculina com o nome de todas as partes do corpo e explica. Depois a feminina e comenta sobre a diferença de sexo. O professor deve solicitar que individualmente cada criança se olhe em um espelho ( que te

m na sala de aula) e analisa as partes externas do corpo que podem ser vistas cabeça, rosto, membro inferires e superpores, suas características físicas , cor textura do cabelo e cor dos olhos.
O professor conversa com os alunos aqueles qu
e tem características parecidas com as suas.




Confira as figuras em anexo











Momento: o conto- João e Maria. o professor conta a história e em seguida utiliza a mesma para trabalhar as diferenças do corpo.


Contos » João e Maria


Às margens de uma extensa mata existia, há muito tempo, uma cabana pobre, feita de troncos de árvore, na qual morava um lenhador com sua segunda esposa e seus dois filhinhos, nascidos do primeiro casamento. O garoto chamava-se João e a menina, Maria.

A vida sempre fora difícil na casa do lenhador, mas naquela época as coisas haviam piorado ainda mais: não havia comida para todos.
— Minha mulher, o que será de nós? Acabaremos todos por morrer de necessidade. E as crianças serão as primeiras…
— Há uma solução… — disse a madrasta, que era muito malvada. — Am

anhã daremos a João e Maria um pedaço de pão, depois os levaremos à mata e lá os ab

andonaremos.
O lenhador não queria nem ouvir falar de um plano tão cruel, mas a mulher, esperta e insistente, conseguiu convencê-lo.
No aposento ao lado, as duas crianças tinham escutado tudo, e Maria desatou a chorar.
— Não chore — tranquilizou-a o irmão — Tenho uma ideia.

Esperou que os pais estivessem dormindo, saiu da cabana, catou um punhado de pedrinhas brancas que brilhavam ao clarão da lua e as escondeu no bolso. Depois voltou para a cama.
No dia seguinte, ao amanhecer, a madrasta acordou as crianças.
As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas.
João havia marcado o caminho com as pedrinhas e, ao

anoitecer, conseguiram voltar para casa.
O pai ficou contente, mas a madrasta, não. Mandou-os dormir e trancou a porta do quarto. Como era malvada, ela planejou levá-los a

inda mais longe no dia seguinte.
João ouviu a madrasta novamente co

nvencendo o pai a abandoná-los, mas desta vez não conseguiu sair do quarto para apanhar as pedrinhas, pois sua madrasta havia trancado a porta. Maria desesperada só chorava. João pediu-lhe para ficar calma e ter fé em Deus.
Antes de saírem para o passeio, receberam para comer um pedaço de pão velho. João, em vez de comer o pão, guardou-o.
Ao caminhar para a floresta, João jogava as migalhas de pão no chão, para marcar o caminho da volta.
Chegando a uma clareira, a madrasta ordenou q

ue esperassem até que ela colhesse algumas fru

tas, por ali. Mas eles esperaram em vão. Ela os tinha abandonado mesmo!
- Não chore Maria, disse João. Agora, só temos é que seguir a trilha que eu fiz até aqui, e ela está toda marcada com as migalhas do pão.
Só que os passarinhos tinham com

ido todas as migalhas de pão deixadas no caminho.






As crianças andaram muito até que chegaram a uma casinha toda feita com chocolate, biscoitos e doces. Famintos, correram e começaram a comer.
De repente, apareceu uma velhinha, dizendo: - Entrem, entrem, entre

m, que lá dentro tem muito mais para vocês.
Mas a velhinha era uma bruxa que os deixou comer bastante até cairem no sono e confortáveis caminhas.
Quando as crianças acordaram, achavam que estavam no céu, parecia tudo perfeito.
Porém a velhinha era uma bruxa malvada que

e aprisionou João numa jaula para que ele eng

ordasse. Ela queria devorá-lo bem gordo. E fez da pobre e indefesa Maria, sua escrava.
Todos os dias João tinha que mostrar o dedo para que ela sentisse se ele estava engordando. O menino, muito esperto, percebendo que a bruxa enxergava pouco, mostrava-lhe um ossinho de g

alinha. E ela ficava furiosa, reclamava com M

aria:
- Esse menino, não há meio de engordar.
- Dê mais comida para ele!
Passaram-se alguns dias até que numa manhã assim que a bruxa acordou, cansada de tanto esperar, foi logo gritando:
- Hoje eu vou fazer uma festança.
- Maria, ponha um caldeirão bem grande, com á

gua até a boca para ferver.
- Dê bastante comida paro seu o irmão, pois é hoje que eu vou comê-lo ensopado.
Assustada, Maria começou a chorar.
— Acenderei o forno também, pois farei um pão para acompanhar o ensopado. Disse a bruxa.
Ela empurrou Maria para perto do forno e disse:
_Entre e veja se o forno e

stá bem quente para que eu possa colocar o pão.

A bruxa pretendia fechar o forno quando Maria estivesse lá dentro, para assá-la e comê-la também. Mas Maria percebeu a intenção da bruxa e disse:
- Ih! Como posso entrar no forno, não sei como fazer?
- Menina boba! disse a bruxa. Há espaço suficiente, até eu poderia passar por ela

.

A bruxa se aproximou e colocou a ca

beça dentro do forno. Maria, então, deu-lhe um empurrão e ela caiu lá dentro . A menina, então, rapidamente trancou a porta do forno deixando que a bruxa morresse queimada.
Mariazinha foi direto libertar seu irmão.
Estavam muito felizes e tiveram a ideia de pegarem o tesouro que a bruxa guardava e ainda algumas guloseimas .
Encheram seus bolsos com tudo que conseguiram e partiram rumo a floresta.
Depois de muito andarem atravessa

ram um grande lago com a ajuda de um

cisne.
Andaram mais um pouco e c

omeçaram a reconhecer o caminho. Viram de longe a pequena cabana do pai.
Ao chegarem na cabana encontraram o pai triste e arrependido. A madrasta havia morrido de fome e o pai estava desesperado com o que fez com os filhos.
Quando os viu, o pai ficou muito feliz e foi correndo abraça-los. Joãozinho e Maria mostraram-lhe toda a fortuna que traziam nos seus bolsos, agora não haveria mais preocupação com dinheiro e comida e assim foram felizes para sempre.





momento: Música e Movimento em Sala de Aula.


É dançando que a gente aprende.


Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar.
Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem.





O professor trabalha o C D vol1 e o DVD só pra baixinhos vol 2.(XUXA)
Utilizando o mesmo para mostrar as habilidades.


C D vol 1 DVD vol 2






Recursos complementares


http://www.youtube.com/watch?v=D0w3a0V7OSo
http://www.youtube.com/watch?v=nY5n4bPKUQ8
http://www.youtube.com/watch?v=RQcc0ZWIMbE

http://www.youtube.com/watch?v=yZSA8ifJtWc
http://www.youtube.com/watch?v=O4x6lGxmRXA
http://www.youtube.com/watch?v=YW1kL_g12Fc
http://www.youtube.com/watch?v=w9Mv7PkRHCI
http://www.youtube.com/watch?v=5AOwXg7quK8
http://www.youtube.com/watch?v=ZerX3g9P3r8
http://www.youtube.com/watch?v=TZ3k27RCukc

http://www.youtube.com/watch?v=aWB2ZmmEXdU
http://www.youtube.com/watch?v=8oLi4JGeC6A


Avaliação


Para esta aula o professor poderá avaliar:
  • O envolvimento de cada criança durante a apresentação da música.
  • Realizou movimentos espontâneos atentando para o ritmo dos diferentes tipos de música na sala;
  • Realizou movimentos em outros momentos do dia.
















3 comentários:

  1. Olá
    gostei de sua aula bem interativa, faz com que as crianças desenvolvam em si o toque, afeto, ajuda a criança ver as diferanças entre guris e meninas.muito boa

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  2. Interessante e divertida sua aula.
    Um abraço!

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  3. Muito divertida sua aula os alunos vão amar.

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